09 abril 2018

Cem Mil Portugueses na Primeira Guerra Mundial


Adriano Sousa Lopes, "Rendição nas Trincheiras", 1923, óleo sobre tela, 296 x 1252 cm, Museu Militar, Lisboa [vide pormenores abaixo].


«21 de Março [1918].

        Os homens e as coisas gastam-se rapidamente. Acelera-se com vertigem o ritmo da morte.
        Uma das duas ou três únicas casas, por enquanto intactas, é aquela onde se abrigou o comandante do batalhão, o capitão Brun [André Brun]. É lá que passo algumas horas da noite. Mas logo de princípio começam a chover sobre toda a planície as granadas de gases. Sopra o vento. Não obstante as portas e as janelas estarem fechadas, o quarto para onde eu e o Frazão nos atirámos está empestado do cheiro nauseabundo. Pomos as máscaras e tentamos dormir com elas postas. Mas aquilo, horas seguidas, somado às nossas infinitas fadigas, cansa de tal maneira que acaba por destruir a noção do perigo, e deitamo-la fora. Ficamos prostrados em tamanha sonolência, que somos insensíveis à ideia da morte.
        As granadas caem às centenas, aos milhares, durante toda a noite. Entram na terra, com um baque surdo, sem estrondo, numa explosão abafada.
Mal clareia a manhã, olho pela janela. É uma madrugada amarela, empanada pela imensa nuvem dos gases, que o vento esgarça.»

JAIME CORTESÃO (in "Memórias da Grande Guerra (1916-1919)", Porto: Renascença Portuguesa, 1919 – p. 184)


O desastre que a Batalha de La Lys, iniciada a 9 de Abril de 1918, foi para o Corpo Expedicionário Português acabou por tornar-se o símbolo, por excelência, do desaire que constituiu, no seu conjunto, a participação de Portugal na Primeira Grande Guerra. Desaire esse que somado à deterioração das condições de vida da população veio a ditar o fim da República e levar à instauração da ditadura militar e subsequente (e longa) autocracia salazarista.
Se para alguma coisa serve a História é para dela serem tiradas as devidas ilações do que não se deve voltar a fazer e o centenário daquele trágico acontecimento pode ser aproveitado pelos portugueses de hoje para a necessária e desejável reflexão acerca dos múltiplos aspectos que rodearam a participação do país na Guerra e das tremendas repercussões económicas e sociais. O programa "Cem Mil Portugueses na Primeira Guerra" [>> RTP-Play], em boa hora realizado por Ana Aranha, dá um óptimo contributo nesse sentido. Aqui ficam, pois, as sinopses e os links dos 14 episódios. Quem desejar saber mais pode deitar mão a bons livros que até à data se publicaram e que ao fundo se referenciam.


CEM MIL PORTUGUESES NA PRIMEIRA GUERRA:
Ep. 1 | 03 Fev. 2017 [>> RTP-Play]
Destaque para o que se passou em Moçambique, entre 1914 e 1918. Conversa com os jornalistas Ricardo Marques e Manuel Carvalho, autores, respectivamente, dos livros "Os Fantasmas do Rovuma" e "A Guerra Que Portugal Quis Esquecer".

Ep. 2 | 10 Fev. 2017 [>> RTP-Play]
O historiador António José Telo apresenta as principais teses contidas no livro "O CEP: Os Militares Sacrificados pela Má Política", de que é um dos autores.

Ep. 3 | 17 Fev. 2017 [>> RTP-Play]
Nesta edição, falamos dos cerca de 7 mil militares portugueses que foram feitos prisioneiros pelos alemães e do longo período de cativeiro. Com Fátima Mariano, jornalista e investigadora do Instituto de História Contemporânea, da Universidade Nova de Lisboa.

Ep. 4 | 24 Fev. 2017 [>> RTP-Play]
Carlos Silveira, historiador de arte, dá-nos a conhecer dois nomes ligados às imagens da guerra: o pintor Adriano Sousa Lopes e o fotógrafo Arnaldo Garcez. Ambos acompanharam o Corpo Expedicionário Português, em França.

Ep. 5 | 03 Mar. 2017 [>> RTP-Play]
Com Isabel Braz, bisneta do Capitão António Braz, combatente e prisioneiro de guerra. Nesta edição, também ouvimos um som raro: a voz de um prisioneiro de guerra português [João Neves] captada num campo de detenção alemão.

Ep. 6 | 10 Mar. 2017 [>> RTP-Play]
Nesta edição, fazemos uma visita ao Arquivo Histórico-Militar, com o Coronel Américo Carreira Martins e o Capitão Cunha Roberto, e conversamos o Tenente-General Mário de Oliveira Cardoso, presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Guerra Mundial.

Ep. 7 | 17 Mar. 2017 [>> RTP-Play]
Conversa com Gil Manuel dos Santos, neto do combatente António dos Santos Pereira que escreveu as suas memórias da guerra: a partida para a Flandres, a vida nas trincheiras...

Ep. 8 | 24 Mar. 2017 [>> RTP-Play]
A Grande Guerra nos Açores, com o historiador Sérgio Alberto Fontes Rezendes.

Ep. 9 | 31 Mar. 2017 [>> RTP-Play]
O Portal da Guerra 1914-18 (http://www.portugal1914.org/) é um dos temas da conversa com a historiadora Maria Fernanda Rollo, actualmente Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ep. 10 | 07 Abr. 2017 [>> RTP-Play]
Noémia Novais e Nuno Mira Vaz falam sobre a imprensa, a censura, a propaganda e as opiniões públicas em Portugal, entre 1914 e 1918.

Ep. 11 | 14 Abr. 2017 [>> RTP-Play]
Com a investigadora Natividade Monteiro que tem estudado a participação das mulheres portuguesas na Grande Guerra, tanto no país como nas trincheiras em França.

Ep. 12 | 21 Abr. 2017 [>> RTP-Play]
Conversa com Isabel Pestana Marques, historiadora e autora do livro "Das Trincheiras com Saudade".

Ep. 13 | 28 Abr. 2017 [>> RTP-Play]
Dois investigadores, Maria Lúcia de Brito Moura e Luís Alves de Fraga falam da assistência religiosa e do apoio médico que foi prestado nos teatros de guerra.

Ep. 14 | 05 Mai. 2017 [>> RTP-Play]
A historiadora Ana Paula Pires, do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa), deixa-nos um retrato do nosso país decorrente da participação no primeiro grande conflito do séc. XX.















Adriano Sousa Lopes, "Rendição nas Trincheiras", 1923, óleo sobre tela, Museu Militar, Lisboa [pormenores].































Fotografias de militares portugueses nas trincheiras da Flandres tiradas por Arnaldo Garcez, fotógrafo oficial do Corpo Expedicionário Português (acervo do Arquivo Histórico-Militar, Lisboa).



Capa da 1.ª edição do livro "A Malta das Trincheiras: Migalhas da Grande Guerra 1917-1918", de André Brun (Lisboa: Guimarães & C.ª - Editores, 1918).
[>> informação complementar no site da Hemeroteca Municipal de Lisboa]



Capa da 1.ª edição do livro "Nas Trincheiras da Flandres (1917)", de Augusto Casimiro (Porto: Renascença Portuguesa, 1918).



Capa da 1.ª edição do livro "Calvários da Flandres", de Augusto Casimiro (Porto: Renascença Portuguesa, 1920).
Desenho por Adriano Sousa Lopes.
[>> informação complementar no site da Hemeroteca Municipal de Lisboa]



Capa da 1.ª edição do livro "Na Flandres: O Episódio Militar de 9 de Abril", de Bazilio Telles (Porto: Eduardo Tavares Martins, 1918).



Capa da 1.ª edição do livro "Memórias da Grande Guerra (1916-1919)", de Jaime Cortesão (Porto: Renascença Portuguesa, 1919).



Capa da 1.ª edição do livro "Na Grande Guerra", de Américo Olavo (Lisboa: Guimarães & C.ª - Editores, 1919).



Capa da 1.ª edição do livro "A Mentira da Flandres e... o Medo", de João Ferreira do Amaral (Lisboa: J. Rodrigues & C.ª, 1922).
[>> informação complementar no site da Hemeroteca Municipal de Lisboa]



Capa da 1.ª edição do livro "A Batalha do Lys, A Batalha d'Armentières ou o 9 de Abril", de João Ferreira do Amaral (Porto: Tipografia do Comércio, 1923).
[>> informação complementar no site da Hemeroteca Municipal de Lisboa]



Capa do livro "Portugal - Grande Guerra: 1914-1918", de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes (Lisboa: Diário de Notícias, 2003).



Capa do livro "Portugal e a Grande Guerra: 1914-1918", de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes (Matosinhos: QuidNovi, 2010).
[>> informação complementar no blogue Porta-Livros]



Capa do livro "O CEP: Os Militares Sacrificados pela Má Política", de António José Telo e Pedro Marquês de Sousa (Porto: Fronteira do Caos Editores, 2016).
[>> informação complementar no site http://www.operacional.pt/]



Capa do livro "De Lisboa a La Lys: O Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial", de Filipe Ribeiro de Meneses (Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2018)
[>> informação complementar no blogue Alma Lusa]



Capa do livro "Os Portugueses nas Trincheiras: Um Quotidiano de Guerra", de Isabel Pestana Marques (Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar, 2002).



Capa do livro "Das Trincheiras, com Saudade: A Vida Quotidiana dos Militares Portugueses na Primeira Guerra Mundial", de Isabel Pestana Marques (Lisboa: A Esfera dos Livros, 2008).
[>> informação complementar no blogue Alma Lusa]



Capa do livro "Na Sombra do Expedicionário: A Vida em Combate de Soldados Portugueses na Primeira Guerra Mundial", de Fernando Rita (Porto: Fronteira do Caos Editores, 2013).
[>> informação complementar no blogue Na Fronteira do Caos Editores]



Capa do livro "Nas Trincheiras da Flandres: Com Deus ou sem Deus, Eis a Questão", de Maria Lúcia de Brito Moura (Lisboa: Edições Colibri, 2010).
[>> informação complementar no site das Edições Colibri]



Capa do livro "Quando Raul Foi à Guerra: Memórias de um Médico Português na I Guerra Mundial", de Raul de Carvalho (Lisboa: Matéria-Prima Edições, 2013).
[>> informação complementar no site http://www.portugal1914.org/]



Capa do livro "Memórias Esquecidas: A Vida do Capitão António Braz", de Isabel Braz (Lisboa: Chiado Editora, 2014).
[>> informação complementar no blogue Almanaque Republicano]



Capa do livro "António Pereira dos Santos: De Chaves a Copenhaga: A Saga de um Combatente", de Gil Manuel Morgado dos Santos e Gil Filipe Calvão Santos (Lisboa: Prefácio, 2008).
[>> informação complementar no blogue da Biblioteca Escolar de Palmeira]



Capa do livro "Prisioneiros Portugueses na Alemanha (Guerra de 1914-1918)", de Manuel H. Lourinho (Porto: Edição do autor, 1980).



Capa do livro "Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial: Frente Europeia - 1917/1918", de Maria José Oliveira (Porto Salvo - Oeiras: Saída de Emergência, 1917).
[>> informação complementar no site da editora Saída de Emergência]



Capa do livro "Portugal na Grande Guerra: Guerristas e Antiguerristas: Estudos e Documentos", Apresentação de João Medina (Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa / Instituto Nacional de Investigação Científica, 1986).
[>> informação complementar no blogue Livreiro Monasticon]



Capa do livro "Imprensa e I Guerra Mundial: Censura e Propaganda 1914-1918", de Noémia Malva Novais (Casal de Cambra - Sintra: Caleidoscópio, 2016).
[>> informação complementar no Repositório da Universidade Nova]



Capa do livro "Portugal, os Portugueses, as Opiniões Públicas e a Guerra de 1914-1918", de Nuno Mira Vaz (Viseu: Quartzo, 2016).
[>> informação complementar no site da Revista Militar]



Capa do livro "Portugal e a I Guerra Mundial: A República e a Economia de Guerra", de Ana Paula Pires (Casal de Cambra - Sintra: Caleidoscópio, 2009).



Capa do livro "Grande Guerra: Angola, Moçambique e Flandres 1914-1918", de Aniceto Afonso, Col. Batalhas da História de Portugal, vol. 18 (Matosinhos: Quidnovi, 2006).
[>> informação complementar no site http://ultramar.terraweb.biz/]



Capa do livro "A Primeira Grande Guerra na África Portuguesa: Angola e Moçambique (1914-1918)", de Marco Fortunato Arrifes (Lisboa: Edições Cosmos / Instituto de Defesa Nacional, 2004).
[>> informação complementar no site do Instituto de Defesa Nacional]



Capa do livro "Os Fantasmas do Rovuma: A Epopeia dos Soldados Portugueses em África na I Guerra Mundial", de Ricardo Marques (Lisboa: Oficina do Livro, 2012).
[>> informação complementar no site http://www.operacional.pt/]



Capa do livro "A Grande Guerra em Moçambique", de Fernando Abecassis (Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa / Comissão Portuguesa de História Militar, 2014).
[>> informação complementar no site da Revista Militar]



Capa do livro "A Guerra Que Portugal Quis Esquecer: O Desastre do Exército Português em Moçambique na Primeira Guerra Mundial", de Manuel Carvalho (Porto: Porto Editora, 2015).
[>> informação complementar no site http://www.portugal1914.org/]



Capa do livro "Moçambique na I Guerra Mundial: Diário de um alferes-médico, Joaquim Alves Correia de Araújo: 1917-1918", org. Teresa Araújo (Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2015).
[>> informação complementar no blogue Almanaque Republicano]



Capa do livro "A Grande Guerra nos Açores: Memória Histórica e Património Militar", de Sérgio Alberto Fontes Rezendes (Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições, 2014).
[>> informação complementar no site http://www.operacional.pt/]

Sem comentários: