27 março 2017

É preciso resgatar o teatro radiofónico


Ruy Furtado (1919-1991), dono de uma das vozes mais carismáticas do teatro radiofónico.
Entre as numerosas peças e adaptações de obras romanescas em que entrou, contam-se "Deus Lhe Pague", de Joracy Camargo, e "Esteiros", de Soeiro Pereira Gomes.
Também participou em vários filmes, tais como "Os Verdes Anos" (de Paulo Rocha), "Uma Abelha na Chuva" (de Fernando Lopes), "Amor de Perdição" (de Manoel de Oliveira), "Um Adeus Português" (de João Botelho) e "A Divina Comédia" (de Manoel de Oliveira), ao qual pertence a imagem supra.


No Dia Mundial do Teatro, afigura-se oportuno fazer um ponto de situação da arte de Talma na rádio pública. Falamos, obviamente, de teatro radiofónico e não de notícias e anúncios relativos a peças levadas à cena em Lisboa e noutras localidades do país.
Na Antena 2, há um espaço chamado "Teatro Sem Fios" [>> RTP-Play] onde a intervalos de várias semanas (às vezes meses) surgem umas "coisas". E dizemos "coisas" porque estão a milhas de distância da melhor tradição de teatro radiofónico feito em Portugal. Na verdade, os "produtos" lá apresentados estão longe de ser interessantes e apetecíveis: textos marginais ao grande repertório, não raras vezes dramaturgicamente insípidos e difíceis de tragar (mesmo pelo ouvinte mais tolerante à sensaboria), e ainda com a agravante de serem deficientemente produzidos, quer em termos técnicos quer artísticos – sem sonorização (por exemplo, quando bate uma porta, em vez de se colocar o som da porta a bater põe-se alguém a dizer: "bateu uma porta") e utilizando frequentemente vozes inexperientes, de timbres vulgares e sem qualquer carisma. Em suma: produtos bastante indigestos, mesmo para os ouvintes mais ávidos e famintos de teatro.
Nas Antenas 1 e 3, nada existe. Um lastimável estado coisas que urge alterar. No caso da Antena 1, a situação roça mesmo o absurdo, atendendo ao honroso historial que o canal possui no capítulo do teatro pois, durante décadas a fio, transmitiu muitas peças e sobretudo admiráveis adaptações de romances referenciais de grandes vultos da Literatura Portuguesa e Mundial (Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Lev Tolstoi, etc.).
Ao contrário do que alguns julgam e querem fazer crer, o teatro radiofónico não é uma arte menor. É uma arte maior pois constitui a suprema prova de fogo para os actores – e só os que são dignos desse nome conseguem ultrapassá-la. De facto, é unicamente com a voz, modulando as entoações, os ritmos, as nuances, os timbres – enfim, fazendo uso de todos os recursos expressivos ao alcance da voz humana – que os actores comunicam ao rádio-ouvinte os estados de alma, os pensamentos, as acções e o carácter da personagens que incarnam – permitindo àquele construir o seu próprio imaginário (experiência, aliás, em tudo semelhante à leitura). Não era certamente por capricho ou devaneio que Amélia Rey Colaço, uma das maiores figuras do teatro português do século XX, começava por avaliar o desempenho dos novos actores que chegavam à sua companhia teatral, não sentando-se na plateia a observá-los, mas indo-se posicionar ao fundo do palco, por detrás do ciclorama, para somente os ouvir.
O hábito da leitura deve ser sempre promovido (a quem não é analfabeto, evidentemente), pelo enriquecimento cultural que proporciona (nele se incluindo o domínio da língua portuguesa, nas vertentes morfológica, sintáctica e lexical), mas o teatro radiofónico oferece uma vantagem importante: proporciona a quem o ouve o contacto com a prosódia do português, isto é, a maneira correcta de pronunciar as palavras (aspecto nada despiciendo nos tempos que correm). Ouvir falar bem contribui para uma melhor expressão oral (e até escrita). Resgatar o teatro radiofónico é também dar aos mais jovens a oportunidade de descobrirem os grandes textos dramáticos na voz de figuras gradas do nosso teatro (e não há melhor forma de as lembrar e homenagear do que ouvi-las e tirar prazer dessa experiência).
Importa também não esquecer os cidadãos que nascerem cegos ou perderam o sentido da visão mais tarde. Que outro teatro podem eles fruir – plenamente – a não ser o radiofónico? Políticos e funcionários de topo da administração pública aparecem amiúde na rádio e na televisão a falar dos direitos dos deficientes, mas depois deparamo-nos com a triste realidade de serem as entidades estatais as primeiras a fazer letra morta dos mesmos direitos.
Se os altos responsáveis da rádio pública não querem aplicar (investir) o dinheiro dos contribuintes na produção de verdadeiro e bom teatro radiofónico, ao menos que tenham a clarividência de trazer para a luz do éter o muito de bom que se fez outrora e está a apodrecer no arquivo histórico da RDP. Escusado será dizer que tal resgate para o espaço hertziano não invalida a disponibilização do acervo completo na nova plataforma https://arquivos.rtp.pt/ (na qual – acrescente-se – os conteúdos radiofónicos têm sido enormemente descurados, a favor dos televisivos).
Deixamos a seguir um rol de textos, ordenados por ordem alfabética dos apelidos dos respectivos autores, que garantidamente foram transmitidos pela rádio pública portuguesa até 2005 (quando terminou o "Teatro Imaginário", na sequência da aposentação do seu realizador, Eduardo Street, que viria a falecer no ano seguinte). Trata-se de um inventário inevitavelmente incompleto mas que não deixa de ser bem demonstrativo da imensa riqueza do acervo de teatro radiofónico (e também de textos lidos).


Peças de teatro (e adaptações de contos e novelas):

Andresen, Sophia de Mello Breyner:
- A Fada Oriana
- Os Três Reis do Oriente

Anouilh, Jean:
- A Cotovia [Joana d'Arc]

Aristófanes:
- A Paz

Assis, Machado de:
- Não Consultes Médico

Ávila, Norberto:
- O Homem Que Caminhava sobre as Ondas

Barbosa, Miguel:
- O Discurso

Barca, Calderón de la:
- A Vida É Sonho

Barros, Jorge Figueiredo de:
- O Cárcere Branco

Botas, José Loureiro:
- Noite Maldita

Brandão, Raul:
- O Doido e a Morte

Büchner, Georg:
- Leôncio e Lena

Cabral, Carlos:
- A Amante do Dr. Simões
- Amores! E o Tempo Incerto? [inspirada em "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett]
- As Crianças
- As Meninas
- Concerto para Piano em Lá menor, op. 54, de Schumann
- Da Minha Janela Vê-se o Rio
- O Cerco
- O Mestre e o seu Discípulo
- O Sonho
- Pela Segunda Vez
- Recortados na Noite contra o Brilho da Lua
- Um Casal Desinteressado
- Um Lamentável Acidente
- Uma Outra História da Branca de Neve

Camargo, Joracy:
- Deus Lhe Pague
- Maria Cachucha

Camões, Luís de:
- Auto de El-Rei Seleuco
- Auto dos Anfitriões

Casona, Alejandro:
- Outra Vez o Diabo

Castelo Branco, Camilo:
- Amor de Salvação
- O Morgado de Fafe em Lisboa

Cesariny, Mário:
- Um Auto para Jerusalém

Cocteau, Jean:
- A Voz Humana

Correia, Romeu:
- Casaco de Fogo
- Jangada

Couto, Mia:
- Os Anjos Embriagados
- A Menina de Futuro Torcido

Curto, Ramada:
- Madame Solange, Vidente

Dacosta, Fernando:
- A Súplica

Dáguila, Carlos:
- Fui Raptado por um OVNI

Dantas, Júlio:
- A Ceia dos Cardeais
- Outono em Flor

Dumas (pai), Alexandre:
- O Caçador

Durão, Américo:
- A Ave de Rapina

Ésquilo:
- As Euménides

Ferro, António:
- Mar Alto

Garrett, Almeida:
- Frei Luís de Sousa
- O Conde de Novion
- Tio Simplício

Ghelderode, Michel de:
- Escurial

Goethe, Johann Wolfgang von:
- Fausto [em contraponto com a ópera homónima de Charles Gounod]
- Irmão e Irmã

Goldoni, Carlo:
- A Estalajadeira
- O Avarento

Gomes, Manuel Teixeira:
- Sabina Freire

Hsing-Tao, Li:
- O Círculo de Giz

Ibsen, Henrik:
- Casa de Bonecas
- Hedda Gabler

Kazantzakis, Nikos:
- Cristo Recrucificado

La Féria, Filipe:
- Os Marinheiros [adaptação do drama estático "O Marinheiro", de Fernando Pessoa]

Labiche, Eugène:
- A Viagem do Sr. Perrichon

Leite, Fausto Correia:
- Algures no Arizona
- Encontro em Siracusa
- Verão Ardente

Letria, José Jorge:
- A Pistola de Antero
- Os Buracos Negros

Lermontov, Mikhail:
- Um Homem Estranho

Lobato, Gervásio:
- O Comissário de Polícia

Lopes, Álvaro Martins:
- A Mulher Que Matou Maurice Ravel
- Fígaro (baseada nas peças "O Barbeiro de Sevilha" e "O Casamento de Fígaro", de Beaumarchais)
- Inocente ou Culpada
- Lisístrata [inspirada na comédia homónima de Aristófanes]
- O Caso do Ourives da Rua da Prata
- Os Benefícios do Tabaco
- Tutto nel Mondo è Burla! [inspirada na ópera "Falstaff", de Verdi]
- Um Fantasma no São Carlos
- Verdi e Falstaff

Lorca, Federico Garcia:
- A Sapateira Prodigiosa
- Dona Rosinha, a Solteira
- Yerma

Maeterlink, Maurice:
- Pelléas et Mélisande [em contraponto com a ópera homónima de Claude Debussy]

Marcel, Jean:
- Uma Noite em Monte Carlo

Marques, Raul Malaquias:
- Tinha de Ser Aqui

Marivaux, Pierre de:
- A Colónia

Matos, Maria:
- Escola de Mulheres (A História Começou de Manhã)

Medina, João:
- A Orelha de Van Gogh

Melo, D. Francisco Manuel de:
- O Fidalgo Aprendiz

Mesquita, Marcelino:
- Envelhecer
- Peraltas e Cécias

Miguéis, José Rodrigues:
- A Escola do Paraíso
- A Esquina-do-Vento
- Saudades para Dona Genciana

Mihura, Miguel:
- Sublime Decisão

Miller, Arthur:
Morte dum Caixeiro Viajante

Molière:
- A Condessa de Escarbagnas
- Dom Juan [em contraponto com a ópera "Don Giovanni", de Mozart]
- Escola de Maridos

Molina, Tirso de:
- O Sedutor de Sevilha e o Convidado de Pedra

Monteiro, Luís de Sttau:
- As Mãos de Abraão Zacut
- Felizmente Há Luar

Neves, Orlando:
- Memórias de um Piano
- O Bilhete e o Martelo
- O Círculo
- O Frigorífico

Ogando, Alice:
- O Príncipe Imperial

Pepetela:
- O Cão e os Caluandas

Pinheiro, Pedro:
- Amorosamente
- Roubaram os Nossos Sonhos
- Schumann: a Inquietação Romântica [baseada na biografia de Schumann, escrita pela sua filha Eugenie Schumann]
- Suicídio

Pinho, Teresa Correia de:
- A Última Página
- Um Pedaço de Paraíso

Pushkin, Aleksandr:
- A Dama de Espadas [em contraponto com a ópera homónima de Tchaikovski]
- Mozart e Salieri

Rodrigues, Pedroso:
- Bodas de Lia

Queiroz, Eça de:
- Civilização
- No Moinho
- O Conde d'Abranhos
- O Defunto
- O Mandarim
- O Senhor Diabo
- Singularidades de uma Rapariga Loira

Rebello, Luiz Francisco:
- A Desobediência
- É Urgente o Amor
- O Destino Bateu à Porta

Régio, José:
- Jacob e o Anjo
- O Vestido Cor de Fogo

Ribeiro, Aquilino:
- O Arcanjo Negro

Rio, João do:
- A Bela Madame Vargas

Rubio, José López:
- A Ceia de Natal

Salom, Jaime:
- A Casa das Cabras

Santareno, Bernardo:
- O Crime da Aldeia Velha
- O Duelo
- O Lugre
- O Pecado de João Agonia

Schiller, Friedrich:
- Cabala e Amor [em contraponto com a ópera "Luísa Miller", de Verdi]

Shakespeare, William:
- Os Dois Cavaleiros de Verona

Silva, António José da:
- Guerras do Alecrim e Manjerona

Sófocles:
- Antígona

Strindberg, August:
- Almas em Conflito
- O Holandês Errante

Synge, John Millington:
- O Valentão do Mundo Ocidental

Tabucchi, Antonio:
- Marconi, se Bem me Lembro

Tchekov, Anton:
- As Três Irmãs
- O Cerejal

Torga, Miguel:
- O Senhor Nicolau

Torrado, António:
- Alguém [inspirada na peça "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett]
- As Palavras Difíceis
- Diálogos Imprevistos
- Homem-Mulher... a Cores
- Mulher e Marido
- O Calendário
- O Doce Perfume
- O Fecho Éclair
- O Recepcionista
- O Túnel
- Palavras Há Muitas
- Quatro Histórias Impossíveis
- Uma História Natural

Valle-Inclán, Ramón del:
- A Rosa de Papel

Vicente, Gil:
- Amadis de Gaula
- Auto da Barca do Inferno
- Auto da Cananeia
- Auto de Mofina Mendes
- Auto de Sibila Cassandra
- Dom Duardos
- Farsa de Inês Pereira
- O Juiz da Beira
- O Velho da Horta
- Romagem dos Agravados

Wilkinson, Roderick:
- Mistério nas Terras Altas


Adaptações de romances (por episódios):

Alencar, José de:
- O Guarani

Castelo Branco, Camilo:
- Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado
- O Retrato de Ricardina

Castro, Ferreira de:
- A Lã e a Neve
- A Selva
- Terra Fria

Cooper, James Fenimore:
- O Último Moicano

Dickens, Charles:
- Oliver Twist

Diniz, Júlio:
- A Morgadinha dos Canaviais
- As Pupilas do Senhor Reitor
- Os Fidalgos da Casa Mourisca
- Serões da Província

Douglas, Lloyd C.:
- A Túnica

Dumas (pai), Alexandre:
- O Visconde de Bragelonne
- Os Três Mosqueteiros
- Vinte Anos Depois

Fonseca, Manuel da:
- Cerromaior

Gomes, Soeiro Pereira:
- Esteiros

Haggard, H. Rider:
- As Minas de Salomão

Herculano, Alexandre:
- O Bobo
- O Monge de Cister

Hugo, Victor:
- Os Miseráveis

Kazantzakis, Nikos:
- Cristo Recrucificado

Lopes, Álvaro Martins:
- O Jogral de Deus [S. Francisco de Assis]

Martins, Oliveira:
- Febo Moniz

Miguéis, José Rodrigues:
- A Escola do Paraíso
- Uma Aventura Inquietante

Navarro, Judite:
- Os Emigrados

Queiroz, Eça de:
- A Cidade e as Serras
- A Ilustre Casa de Ramires
- O Primo Basílio

Redol, Alves:
- Avieiros

Régio, José:
- O Príncipe com Orelhas de Burro

Reis, Fernando:
- Roça

Ribeiro, Aquilino:
- Quando os Lobos Uivam
- Terras do Demo

Rodrigues, Urbano Tavares:
- Bastardos do Sol

Saint-Maurice, Odette de:
- O Apóstolo da Juventude [S. João Bosco]

Tolstoi, Lev:
- Anna Karenina
- Guerra e Paz

Verne, Júlio:
- Mathias Sandorf


Leitura de textos literários (prosa):

Almada Negreiros, José de:
- Nome de Guerra (1925), por Rogério Vieira

Almeida, Fialho de:
- A Taça do Rei de Tule (in "O País das Uvas", 1893)
- O Menino Jesus do Paraíso (in "O País das Uvas", 1893)
- O Ninho de Águia (in "Contos", 1881)

Botelho, Abel:
- O Solar de Longroiva (in "Mulheres da Beira", 1898), por Varela Silva

Brandão, Raul:
- Os Pescadores (1923)

Castelo Branco, Camilo:
- A Sereia (1865)
- O Cego de Landim (1876)

Coelho, Trindade:
- Abyssus Abyssum (in "Os Meus Amores", 1891)
- Vae Victis! (in "Os Meus Amores", 1891)
- Vae Victoribus! (in "Os Meus Amores", 1891)

Diniz, Júlio:
- O Espólio do Senhor Cipriano (1863)

Ficalho, Conde de (Francisco Manuel de Melo Breyner):
- A Caçada do Malhadeiro (in "Uma Eleição Perdida", 1888)
- A Maluca de A-dos-Corvos (in "Uma Eleição Perdida", 1888)
- A Pesca do Sável (in "Uma Eleição Perdida", 1888)
- Os Cravos (in "Uma Eleição Perdida", 1888)

Garrett, Almeida:
- Viagens na Minha Terra (1846), por Carlos Achemann

Gomes, Manuel Teixeira:
- Profecia Certa (in "Gente Singular", 1909)
- Sêde de Sangue (in "Gente Singular", 1909)

Herculano, Alexandre:
- A Morte do Lidador (in "Lendas e Narrativas", 1851)
- O Bispo Negro (in "Lendas e Narrativas", 1851)

Machado, Júlio César:
- O Casal (in "Contos ao Luar", 1861)
- Pedrinho (in "Contos ao Luar", 1861)

Meynell, Esther:
- A Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach (The Little Chronicle of Magdalena Bach, 1925), por Eunice Muñoz

Patrício, António:
- O Homem das Fontes (in "Serão Inquieto", 1920)
- Suze (in "Serão Inquieto", 1920)

Pinto, Fernão Mendes:
- Peregrinação (1614, na adaptação de Maria Alberta Menéres, 1971), por José Mário Branco e André Maia

Queiroz, Eça de:
- Adão e Eva no Paraíso (1896, in "Contos", 1902)

Sá-Carneiro, Mário de:
- O Homem dos Sonhos (1913)
- O Mistério (1914)

Silva, Rebelo da:
- A Última Corrida de Touros em Salvaterra (in "Contos e Lendas", 1873)

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