25 julho 2007

50 Anos de Canções Portuguesas

50 Anos de Canções Portuguesas é o nome uma nova rubrica musical da Antena 1, que tem a particularidade de as escolhas não serem feitas por uma única pessoa mas por diferentes figuras conhecidas da nossa praça. O conceito não é novo pois a TSF e o Rádio Clube Português, por exemplo, há algum tempo que têm espaços musicais feitos à base das preferências de pessoas exteriores à rádio. Antes, ainda, o próprio José Nuno Martins, actual Provedor do Ouvinte da RDP, no programa "O Amigo da Música", que realizou na Antena 1, já levara a cabo a experiência, para a música latina, não só com figuras públicas mas também com ouvintes anónimos. O que distingue esta rubrica, a meu ver positivamente, é ter como âmbito a música portuguesa e de ter o propósito (louvável) de dar uma panorâmica do que de melhor se fez em Portugal na área da canção (e da música instrumental), no último meio século. Poderá questionar-se a baliza de 50 anos, que deixa de fora o repertório gravado antes de 1957, algum do qual digno de interesse (designadamente na área do fado), mas terá de se reconhecer que esses registos não apresentam, na sua maioria, a qualidade sonora desejável para os ouvidos de hoje.
Não obstante, há outros aspectos que deveriam ser tidos em atenção. Em primeiro lugar, constata-se que os convidados são quase todos residentes na zona de Lisboa, coisa que se compreenderia se a Antena 1 fosse uma rádio local mas já não se pode aceitar numa estação nacional e, ainda por cima, pública. Porto, Braga, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Évora e Faro também são Portugal e nessas (e noutras) localidades há com toda a certeza muitos e bons apreciadores da nossa melhor música que poderiam dar um contributo muito válido no sentido de uma amostragem mais rica e heterogénea da canção portuguesa (não erudita) das últimas cinco décadas. E digo isto porque, analisando as mais de 40 canções já transmitidas, saltam à vista omissões flagrantes de alguns nomes de referência da música portuguesa (Luiz Goes, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino, Pedro Barroso, Luís Cília, Janita Salomé, Amélia Muge, Brigada Victor Jara, Ronda dos Quatro Caminhos, Vai de Roda, Realejo, etc.). Dando o benefício da dúvida de que entre as escolhas ainda não radiodifundidas haja temas destes intérpretes (e de outros), mesmo assim temo que, quando terminar a rubrica, a lista de canções no seu conjunto venha a evidenciar lacunas imperdoáveis de canções/intérpretes maiores da nossa música. Já deu para perceber que José Afonso, Amália Rodrigues, Carlos do Carmo e Sérgio Godinho vão ser recorrentes nas escolhas das figuras auscultadas, mas sem por em causa a excelência desses cantores, uma lista dominada por quatro ou cinco intérpretes (inclusive com temas repetidos), além de não dar uma amostragem abrangente e equilibrada da música nacional digna de figurar numa antologia do tipo "As 100 Melhores Canções Portuguesas", peca também por não fazer justiça a outros intérpretes de mérito incontestado.
Outro ponto que também merece reparo é a não repetição da rubrica noutros horários, sobretudo à tarde, por forma a chegar a um público mais vasto e diversificado. E claro está que independentemente disso, nada obsta que a Antena 1 passe, uma vez por outra, nos alinhamentos de continuidade, as canções/intérpretes da afeição dos ilustres convidados do apontamento "50 Anos de Canções Portuguesas". Aliás, o facto de praticamente todas essas canções não fazerem parte da playlist é bem demonstrativo do modo negligente como a estação estatal tem tratado o património musical português. Isto para já não falar da notória permeabilidade da rádio pública (especialmente as Antenas 1 e 3) aos interesses comerciais das editoras mais poderosas e da criminosa marginalização de alguma da melhor produção actual, quer de nomes credenciados quer de projectos novos.

Sem comentários: