26 maio 2007

"Novidades" na Antena 1

Leio em A Rádio em Portugal e não quero acreditar:
a Antena 1 vai fazer emissões matinais desde cafés emblemáticos Portugueses: Majestic, no Porto; Martinho da Arcada, em Lisboa; Café de Santa Cruz, em Coimbra, etc. Estes são alguns dos locais onde vai ser possível ver e ouvir, ao vivo, a Antena 1. Esta é a principal novidade do principal canal público de rádio. (Sublinhado meu)

Novidade??? Principal???

Mas não foi com as Direcções da Antena 1 nomeadas pela actual administração da RDP que acabaram (eram saloices, por certo!!!) este tipo de emissões a que a Antena 1 dos tempos de José Manuel Nunes sempre atribuiu um grau de prioridade e regularidade? Após quatro anos de play lists e enlatados é que os actuais responsáveis da RDP descobrem que é preciso voltar a colocar
a rádio pública mais próxima dos seus ouvintes?

A novidade consiste na repetição da itinerância do Sena Santos (07h00/10h00) e do Rui Dias José (17h00/19h00) pelas mesmas terras (e pelo mesmíssimos cafés!!!) que agora são anunciados. Bem há uma diferença de peso: na altura as emissões em Lisboa tiveram por cenário o café e a esplanada do "Nicola", agora fecham-se dentro do "Martinho da Arcada". Desta vez, para inovar, em Faro deve ser no "Aliança" ou no "Seu Café", em Évora no "Arcada", e, se fossem à Madeira, lá estariam o "Apolo". Novidades e criatividades de uma rádio que já não tem o Sena Santos, que despediu o Rui Dias José e... deu com ela a descobrir que há país para além dos muros da RTP.

Bem... vale mais tarde do que nunca... e o Director de Programas da RDP não poupa autocríticas em relação ao actual figurino da Rádio Pública:
«Queremos recuperar o contacto com as pessoas. A rádio é uma plataforma de difusão e de troca de ideias e isso tem que ser feito no exterior»,afirmou o director de programas da RDP, Rui Pêgo, num encontro com jornalistas. (citação "Lusa", a partir do site do "Sol").

Vai mais longe Rui Pego no reconhecimento do estado a que as coisas chegaram na Antena 1:
«A rádio tem estado fechada em si, fechada no estúdio. Queremos recuperar a mobilidade da rádio», reforçou o responsável, adiantando que a Antena 1 está a planear outras emissões especiais no exterior. (idem)

novidades... numa rádio que à força de querer copiar as "comerciais" até se esqueceu onde fica o país. E agora, apressadamente, pretende arrepiar caminho e assobiar para o lado como se nada tivesse acontecido.

O que é que estará a pensar disto tudo o anterior presidente do Conselho de Administração da RDP? Triste? Divertido? Ou tem mais que fazer e com que se preocupar?

Sem comentários: