18 dezembro 2005

"Onde Custa mais ser Português"


O país, as suas realidades e/ou (ir)realidades políticas, a sua rádio e a sua televisão têm outras cores quando vistos com os olhos da distância.
As palavras que a seguir transcrevemos foram-nos enviadas por Fernando Cruz Gomes, português, jornalista, residindo e trabalhando em Toronto, no Canadá.
Aqui só vão pequenos excertos. O texto, na íntegra, está disponível em
Rádio Nossa, um Blogue associado a este e onde surgirão as colaborações de que, apesar de mais extensas, não vos queremos privar.


Cá longe... onde custa mais ser Português!
(...)
Caçadores de cabeças! Uma necessidade imperiosa para o nosso pobre país de origem, que continua, paulatinamente, a bancar de grande senhor, rico e poderoso.
(...)
Às primeiras palavras, o tal visitante abriu o livro. Queria sardinhas assadas. E como se vivia o “10 de Junho”, no Canadá, ele tinha a certeza que os Portugueses de lá... tinham as tais sardinhas assadas. Só depois é que, com um sotaque do centro de Portugal, nos atirou com a frase: “Homem, falamos em Português...”. Era, então, vice-presidente da toda poderosa CNN.
(...)
A conversa fez-se em Português - em perfeito Português, entenda-se - por que o economista “senior” em causa era Português.
(...)
Na RTPi, na RDPi, na Lusa, nos grandes órgãos de Comunicação Social... hão-de dizer-nos quantas “cabeças” têm a mínima noção do que representa a emigração. Hão-de-nos dizer se é possível, assim, fazer trabalho em prol dos portugueses residentes no estrangeiro.

(...)

Para ler na íntegra em Rádio Nossa.

Sem comentários: